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O Milagre Árabe
اللغة
العربيةمعجزة
A palavra milagre
aqui é empregada para adjetivar a expansão árabe. Datado no calendário
gregoriano no dia 16 de Julho de 622, essa data equivale ao ano novo árabe.
Simboliza a saída do profeta Mohamed para Medina. A expansão árabe foi um
miraculoso movimento expansionista. Que tinha como centro uma forte teologia doutrinária.
Verdadeiros adoradores por excelência tinham uma grande compreensão dos fatos
naturais. E conciliavam a ciência e teologia.
A Língua
اللغة
O autor abre o texto
ilustrando a importância da língua em todos aspectos ( léxico, morfológico e
sintático). Aponta a importância que os árabes davam e dão a sua língua. Como
preservadora do preceitos corânicos O fato é que a evolução lingüística serviu
também como porta de entrada para outras culturas. Os árabes são fortes
tradutores, mas acima de tudo introduziam a língua árabe como língua de
assimilação. Os povos conquistados deveriam aderir a nova língua. Mas nem
sempre a regra era prática como diz o texto.
Poesia, artes, sabedoria e relações lingüísticas.
والشعراللغوية.والعلاقاتالحكمةوالفن
Nesse
tópico se conclui que Garaudy ao traçar uma linha de raciocínio sobre a herança
da escrita sufista árabe. Herança impressa em trovadores e poetas Europeus.
Errantes ou Eruditos, Bardos e Goliardos. Creio que devia ser uma sensação
quando uma taverna de “hereges intelectuais” recebia alguma personalidade culta
do oriente. Trazendo na bagagem suas especiarias boêmias e forte poesia
sufista. Cita o poeta Dante que escreve sob um forte apego criacionista, forma
de ver tudo como expressão divina. Do grego σοφιστεία ; Sofistéia; Sophisma;
Sofisma, estratagema, astucia.
Para
esse autor esse estilo poético trouxe para o ocidente a possibilidade de ir
além à concepção de homem e mulher. Em épocas de cruzada e mundo feudal a
poesia sufista trazia certo saudosismo, nostalgia de tempos de paz. A poesia
sufista hereditariamente árabe remetia a vida natural dos beduínos do deserto.
As mil e uma noites de Sherazade, todas remetem a uma vida de mistérios. O
exotismo exorbitante dos homens do deserto. A poesia era fundamentalmente um
vocabulário, que tinha como objetivo assegurar o sentido das expressões
corânicas. Os não árabes os imitavam assim a poesia passou a ser escrita pelas
mãos de homens ocidentais. E logo a poesia estaria falando de cortes feudais, a
vida palaciana, a celebração do amor e as bebedeiras.
Mas a expressão lingüística e poética
desacompanhada de uma sabedoria relevante de nada vale. O saber é um ato de
oração. Segundo o próprio profeta: “Uma hora de estudos vale mais que um ano de
orações”. O conhecimento adquirido é preceito corânico. “Os símbolos do
Universo são os símbolos de Deus”. O alcorão ainda afirma que todas as coisas
são símbolo para aquele que é capaz de raciocinar.
Assim que
acontece a conversão o seguidor de Mohamed se torna árabe. Então quando se
menciona medicina, poesia, ciência ou matemática árabe. Podemos estar falando
de um autor que não necessariamente era nascido árabe. Podia ser de origem
Africana, Indiana, Andaluzia, Cristão, Judeu. Esses pensadores poderiam ter
escrito com influencia árabe quanto influencia nacionais.
A filosofia
árabe veio primeiro a partir da tradição oral Greco Helênica. Como assimilação
de termos e metodologias. Exemplo contemporâneo pode se observar na medicina
árabe. Onde o termo usado para diagnosticar a depressão é Melancolia.
Traduções
ترجمة
As traduções não começaram
para simplesmente serem assimiladas de forma intacta. Havia um senso ético
precedido pelo corão de aplicação pratica para essas traduções. Deveriam ser
feitas para suprir necessidade e objetivos práticos. As aplicações seriam voltadas
as práticas médicas, matemática e álgebra no controle da engenharia e técnicas
de irrigação.
A álgebra
era fundamental nos negócios. Nas heranças, legados, partilhas, processos,
legislatura, comércio, edificações, construções de canais, cálculos geométricos
e muitas outras aplicações práticas.
Durante a
dinastia Abássida. Al Mansur incentivou a tradução de textos de natureza
astrológica. Sendo a astrologia mestra de todas as ciências, essas traduções
não tinham um interesse pratico. Os árabes tinham mais interesse nas traduções
de textos filosóficos e científicos. O quesito praticidade era o “leme” que
direcionava as traduções.
A Herança Intelectual
الفكري
التراث
Antiga Bagdá
“A herança assumida é proporcional a civilização que a
acolhe”
Os árabes organizavam missões
intelectuais. Onde visitavam as nações procurando variedade de textos. Na
pérsia, na índia e em Constantinopla. Em busca de todo tipo de conhecimento.
Esses árabes deram vida ao que chamamos hoje de vida intelectual. Eles não só
traduziam, mas comentavam e re-significavam esses conhecimentos. Chegando bem
perto da produção acadêmica e seus artigos científicos que se conhece hoje em
dia.
A evolução Intelectual.
الفكريالتطور
A ciência no século
IX na expansão árabe já apresentava relevante número de textos científicos.
Comparo o Ocidente em trevas com o Oriente crescente na glória corânica.
Enquanto padres se preocupavam na escrita de materiais contra escarnecendo gentios
e hereges. Oriente explode vida científica, mas sempre aliada da teologia
criacionista e monoteísta.
“pessoas incultas,
habitantes do deserto, ignorantes de toda doutrina divina. E só mediante a
multidão destes, obrigou os demais, pela violência das armas” Tomás de Aquino
Essas
palavras de Tomás de Aquino são desmentidas a cada novo passo em direção a
autonomia desse assunto. O Olhar euro centrista impregna o Islam com malicia e
maldade. “Não há imposição quanto à
religião , porque já se destacou a verdade do erro. Quem renegar o sedutor e
crer em Deus Ter-se-á apegado a um firme e inquebrantável sustentáculo, porque
Deus é Oniouvinte, Sapientíssimo.” surat al bakara versiculo 256
Religiosidade e Conhecimento
والمعرفةالتدين
“Aquele que
percorrer um caminho à procura do conhecimento, Allah lhe facilitará o caminho
ao paraíso; os anjos inclinam suas asas para o procurador do conhecimento por
agrado pelo que faz; e tudo quanto existe nos céus e na terra, até mesmo os
peixes na água imploram a Deus o perdão para o sábio; e a virtude do sábio
sobre o adorador é como a virtude da lua sobre os outros planetas; e os sábios
são os herdeiros dos profetas, e os profetas não deixaram nem moedas de ouro
nem de prata, mas deixaram o conhecimento, que o conquistar estará conquistando
algo valioso”. Dizeres Muhammad
(saas) que nos prescreve a ocupação árabe na busca pelo conhecimento, como
sugere o mensageiro de Deus Muhammad (saas).
Acima
de toda evolução de conhecimento econômico, tecnológico ou cientifico. Adquirir
essa evolução só seria válido se fosse para uso fruto de toda comunidade
islâmica. Essa forma de compreender aspectos éticos da religiosidade
científica, fez o Islã se preocupar com a preservação dos locais conquistados.
Ambiental esse decisivo para a sobrevivência dos homens e espécies. O
conhecimento é considerado uma valiosa herança para os árabes.
Ciência e Tecnologia
والتكنولوجيا
العلوم
Essa noção
de ciência formou-se entre os árabes após a introdução de livros aristotélicos.
No Islã os sábios vinham de diversas culturas. Desde Europeus, Andaluz,
Chineses. Alguns Cientistas árabes recorrem as palavras do profeta para
lembrarem preceitos religiosos e coligarem a ciência. A Ciencia como busca de
conhecimento, não é função ou missão de um grupo especifico, mas de todo
muçulmano. Então, que saia uma facção de cada
coletividade, para que possam instruir-se na religião e para que, depois,
admoestem seu povo, quando a ele retornarem, a fim de que este se precate (Attaubah 122).
No Século
IX o Historiador Al Mansur afirma que o Mineral é a base de todas as
substancias, partindo para o vegetal e depois animal. Por ultimo nessa escala o
ser humano. Podemos claramente notar uma linear de pensamento evolucionista.
Nessa época haviam muitos cientistas empenhados na pesquisa da origem humana.
Natureza e Religião
والدينالطبيعة
Gravura meramente ilustrativa do Profeta Mohamed recebendo a
revelação do anjo Gabriel.
Enquanto ocidentais esqueciam-se dos
mandamentos bíblicos com ânsia de dominação política. Criava-se roteamentos
(desmatamentos) era predador do ambiente em que habitavam. A Greenland ou
Groelandia levava esse nome pelo fato de ser uma terra verde e produtiva.
O Islam este diretamente ligado a
natureza como obra divina. Respeitando o ambientalismo como principio
religioso. Com o passar do tempo o ocidente deixou de considerar a natureza
como criação divina. Poderia se afirmar que o ocidente se preocupava mais com a
evolução tecnológica como avanço da produção. Produção excedente, comércio e
forte apelo capitalista. O mulçumano impregnado com a obra divina em todos os
aspectos. Considera toda evolução em algo que deve ser concebido a partir dos
conceitos corânicos.
Lógica
منطق
A
racionalidade foi um dos maiores atributos da ciência árabe. O homem mulçumano
devia seguir um forte senso de conduta ético/moral. O que induziu esse povo a
um forte senso criteriológico. Casos dos júris por exemplo. Quando se havia
alguma duvida ou controvérsia não disciplinada no corão para resolver alguma
questão política/religioso /econômica/social. Recorria-se ao “Mufti” uma
espécie de Jurista corânico, para aplicar a “Fatwa” que é a sentença. O
exercício da lógica nesse caso era empregado a esse conhecedor corânico.
Óptica
بصريات
Nada de peste como no ocidente. Os orientais já tinham
alguns métodos de prevenção da peste que assolava o ocidente. Tinham o costume
de queimar suas roupas. Outro tipo de enfermidade acometia os orientais, enfermidades
oculares.
Devido as
regiões desérticas e tropicais os orientais tinham contato maior com regiões
inóspitas como os desertos. Ao contrario do Europa onde o ar era úmido, o
oriente sofria com a falta de umidade. O que causava diverssas enfermidades. O
tratamento dessas enfermidades despertou o interesse pelo estudo da física
ótica (parte da física que estuda as diversas reações da luz em diversas
situações). Haviam tratados completos sobre a estrutura fisionômica do olho.
Fisionomia e Anatomia
والتشريحعلم
الفراسة
Os médicos mulçumanos contribuíram de forma
significativa nessa área do conhecimento. No Sec XI haviam trabalhos detalhados
sobre fisionomia e anatomia. Mansur Al Faquih posteriormente desenvolveu com
completo diagrama jamais visto, mapeando todo sistema nervoso humano.
Matemática
الرياضيات
Após o crescimento territorial proveniente da expansão
árabe, surge a necessidade de controle desses territórios. De origem grega
esses cálculos e teorias foram se islamizando se aderindo aos conceitos e
preceitos práticos. Disseminado e popularizado, as formas corretas de fazer
calculo puderam chegar ao mulçumano popular. Os tradutores pegaram em origem
textos do sânscrito, mas traduziam também textos de origem latina.
Algoritmos
خوارزميات
Uma obra do matemático Al Khwarizmi (780 – 850) autor do
mais antigo trabalho de matemática e
também álgebra. Poderia ter sido responsável pela introdução dos numerais
“arábicos” no ocidente. Forma numérica da escrita sânscrita (1,2,3,4,5,6,7,8,9
e 10) o zero tem nome de Zifr (cifra). A própria etimologia da palavra
Algoritmo remete a forma latida no nome Al Khwarizmi.
O modelo
“arábico” descomplexifica a obtenção de cálculos mais complexos com precisão.
Há pesquisadores que defendem a expansão cientifica árabe como original outros
resumem e rotulam como meras traduções sem criticidade. Invejosos ocidentais.
Em 1202 um
estudante ocidental que tinha mestre Árabe introduziu o estudo dos algoritmos
no ocidente. A evolução no campo da aritmética não teria sido possível. Nem
tampouco qualquer ciência de navegação que exprimisse exatidão. Sem adoção do
modo numérico sânscrito.
Sistema decimal
العشريالنظام
Al Kwazirmi
introduziu o sistema decimal através da tradição indiana. Para se ter idéia
como se escreve o numero trezentos e trinta e três das duas formas, tanto
romana quanto sânscrito: CCCXXXIII = 333.O modelo arábico descomplexifica a
obtenção de dados e cálculos precisos, sem essa ferramenta a evolução na
astronomia portuguesa e as grandes navegações estavam fadadas atrasar no
mínimo. Fala-se mais disso no tópico sobre o astrolábio, então continuando.
O ábaco
romano nunca deixou de ser usado, pelo contrario foi reconhecido como
ferramenta de auxilio para cálculos, mas com sistema numérico arábico/sânscrito.
A regra de três, também teria sido teorizada na China, teria entrado no Islam
através do sânscrito Indiano
Podemos
observar que a matemática no Islam tem uma forte base Pitagórica com uma pitada
indiana. Presentes em complexos
conceitos teóricos refletiam as práticas tecnológicas. Trigonometria que
relaciona o estudo de triângulos planos e esféricos. A trigonometria está
presente e ligada diretamente a navegação estelar. Antes no deserto, mas
começava a içar velas em ventos de navegação. A trigonometria é a forma de
registro da cosmologia vista pelo astrônomo.
Física
فيزياء
Como citado
anteriormente, os quesitos práticos eram os mais relevantes. Instrumentos
militares e dispositivos hidráulicos necessitavam de estudos de estática e
hidrostática. Hidromecânica e mecânica utilitária. Em geral para os mais
diversos fins.
Lei da refração Ótica |
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Astronomia
علم
الفلك
No período
medieval a astronomia participava das matemáticas. O uso da matemática nessa
disciplina consistia no mapeamento estelar por meio de astronômicos.
Provavelmente uma das mais antigas expressões científicas. Veio da necessidade
básica do homem de se organizar em calendários, se localizar em ciclos.
Buscando aprimorar a agricultura, orientação nos mares e desertos. A astronomia
é uma tentativa do homem de significar o universo.
Questões
religiosas práticas como: a localização da direção exata de Meca.
Estabelecimento do mês do jejum o Ramadã. Os mulçumanos comemoram o ano novo no
dia 16 de Julho. O marco zero no calendário acontece no ano 622 d.c simboliza a
saída de Mohamed para Medina. Mas foi para se localizar exatamente para Meca
que se desenvolveu essa necessidade. A oração
Fajr (Alvorada), Sunrise (Nascer do Sol), Dhuhr (Meio Dia),
Asr (Tarde), Sunset (Por do Sol), Maghrib (Crepusculo), Isha (Noite). São os
horários em que o mulçumano deve limpar o seu coração e seu corpo de todas as impurezas mundanas e
se conectar com Ala.
Alem do horário são necessários outros passos para a
validação da oração no islã.
A higienização do corpo, das
roupas e do local onde se realiza a oração, como foi explicado anteriormente.
Cobrir as partes intimas, que
no homem vai do umbigo ao joelho, e, na mulher, consiste em todo corpo, com
exceção do rosto, das mãos e dos pés.
Que não haja nenhuma ação
separando a intenção e a entrada na oração.
Direcionar-se a
Makkah.(Preceito impossível sem uma localização de tempo/espaço localização
essa só possível graças aos avanços.)
Ter entrado o horário da
oração.
Sub'hana rabbyal a'alla
'Glorificado seja meu senhor, O Altíssimo''
Astrolábio
الاسطرلاب
Um dos mais
antigos intrumentos de navegação. De enorme relevância na história de todo
desenvolvimento das navegações. Tornava possível qualquer tipo de anotação
astronômica fora inventado na antiguidade.
Os árabes
foram buscar em traduções indianas do sec IX. Ao iniciar as traduções gregas
coube aos árabes adaptar os dois conhecimentos, assimilando as ciências,
teorias e conhecimentos.
O astrolábio e o sistema astronômico
árabe posteriormente iram migrar para Portugal e Espanha. As navegações Lusas e
Espanholas estão então findadas num numa forte tradição árabe judaica de
navegação.
Como a
criança que é vendada na piñata o oriente ainda se confunde. Estudos de
Astrologia e Astronomia são quase que conjuntos. Instrumento de muita
imaginação, superstição e adivinhação. Mas os árabes identificavam muito bem os
dois lados da moeda.
De herança
grega, hindu, persa, judia trazida para o árabe. Devido a estudos cada vez mais
problematizados e complexos na navegação. Lembrando que não se trata apenas de
traduzir mas acontece uma critica seleção e resignificação de todo conhecimento
adquirido.
Semelhante
a nossa atual vida acadêmica/cientifica. Autores citando autores, teorizando,
buscando fontes, buscando olhares diferentes sobre determinado objetivo.
Essencialmente
essa é a ciência que indica hora e direção da oração. Além de indicar as datas
religiosas. Notável controle sobre calendário tanto lunar, cíclico, etc...
Fator que contribuiu ricamente para a expansão.
Química
كيمياء
A química
experimental de caráter prático seguia uma lógica de hipóteses. Observação,
comprovação ou reprovação da hipótese.
Conquista
da prática química é um feito essencialmente árabe, porem sem muitos resultados
eficazes. A alquimia foi difundida e chegava ao ocidente de forma arabizada. O
ocidente recebia com felicidade alquimistas do oriente. Pois não dominavam
tanto, tinham apenas formulas helênicas para álcool e para fundir sinos.
Diversas com influência árabe ou bizantina.
Medicina
دواء
Sabemos que
os povos da antiguidade praticavam uma medicina muito alem do seu tempo. Como
por exemplo, os Egípcios, Hindus, Persas e Mesopotâmios. No Egito antigo havia
escolas de medicina com avanços estudos de anatomia e manipulação de
substancias para o embalsamamento. A religião Hitita prescrevia a mumificação
como sagrada.
A medicina
indiana, no século VI, praticava a dissecação de cadáveres, dietas e regimes
especiais. A dissecação não foi por povos árabes, judeus ou cristãos.
Provavelmente devido a preceitos religiosos. As dissecações para estudo eram
feitas em animais. Para se ter idéia Aristóteles situou o cérebro na parte da
frente do crânio, deduzindo ser vazia a parte de traz.
A ciência
andava de mãos dadas com a filosofia. Se o individuo se tornava médico logo era
um filosofo, humanista, teólogo. Pois o profeta estabeleceu dois caminhos para
a ciência que foi a Medicina e a Teologia
Foi
introduzido o estudo da Farmácia, farmacologia e a farmacopéia.
Esse
conjunto de importâncias com a higiene e saúde foi grande alvo das ações
políticas sociais da dinastia Abássida. A higiene é recomendada em inúmeras
passagens. Haviam banhos públicos espalhados nas cidades. Córdoba por exemplo
chegou a ter mais de seis mil casas de banhos.
Farmacêuticos
e médicos tinham que passar por uma espécie de exame que testava suas
habilidades e pericias para exercer tal função. Constantemente visitavam as
prisões e cidades, vilarejos do interior.
O primeiro
hospital árabe foi aberto no início do Sec. IX em Bagdá abrigava uma escola de
medicina e uma biblioteca.
É preceito
corânico que o crente cuide das pessoas enfermas, essa essência se tornou uma
política publica de saúde. A dinastia Abássida erguia hospitais públicos
comuns, militares, asilos de alienados. A política hospitalar foi fortemente ampliada.
Avicena
O Cânone foi e é o maior trabalho
desenvolvido por Avicena, com cerca de um milhão de palavras. Aceita pela
comunidade científica e compreendia 5 livros (I- Generalidades, II- Matéria
médica, III- Doenças da cabeça aos pés, IV- Doenças não específicas de órgãos,
V- Drogas compostas)
Cirurgia
عملية
جراحية
Os árabes
tinham um avançado sistema de medicina e filosofia,. Mas e a prática? Alguns
autores atacam o milagre islâmico. Certo é que os ocidentais se carneavam a
sangue frio em tortuosas e fétidas seções cirúrgicas.
Os árabes
já conheciam conceitos que só iriam se desenvolver no ocidente depois do sec.
VX. Conceitos básicos para existência de uma medicina. Como assepsia e narco-analise.
Mas consideravam a cirurgia ultimo recurso a ser usado.
Fontes
mulçumanas revelam diversas formas para o alivio da dor.O uso de substancias
alucinógenas ou psicotrópicas como a Cannabis ou Opioides.
Uma delas proveniente da mais antiga farmacopéia
do mundo a, Chamada de À Caneta “T'sao-Ching" descreve em que casos eram
recomendados os usos da Cannabis, entrou no islã através de textos chineses, e
indianos. Os indianos também têm a Maconha no Atharva Veda livro de plantas
sagradas.
Fazia-se um
vinho com a Cannabis ou pela própria infusão das flores da planta fêmea (o
macho não dá flores). Molha-se uma esponja com esse liquido depois é colocado
na boca do paciente para entrar em direto contato com as mucosas sanguíneas
causando a narco anestesia.
O
haxixe é utilizado há séculos para tratar a epilepsia. Em um tratado do século
15, Ibn al-Badri, um autor árabe medieval, narra como o poeta Ali ben Makki
visitou o filho epiléptico do tesoureiro do Califado de Bagdá e recomendou
haxixe.
“Diz-se que
a palavra assassino, parece originar-se do árabe "hashishin" ou
fumador de Haxixe, designação dada a uma tribo do norte da Pérsia, na Idade
Média, por volta do século XI, povoada por homens guerreiros “altamente
perigosos e temidos por sua grande crueldade.” Sabia-se que seus homens eram
"motivados" pelo consumo de certa substância “despersonalizaste”, que
os impelia ao barbarismo e delitos sádicos dos mais horrendos crimes.” O que
sabemos que não passa de lorota direitista católica apostólica romana nada cristã.
Logo o ocidente estaria chamando bizantinos e “mouros” de assassinos.
O
Cannabis tem forte presença em todo território árabe. Antes de ser
demonizada. Pois o ocidente vivia um
“fogo” pelo vinho e o licor. O próprio papa agradecia aos monjes pelo licor e
pelo vinho. Outro papa teria liberado o consumo da cerveja pois era como uma
“penitencia” pelo sabor amargo. O uso do álcool não é permitido no islã. Regra
que nem sempre é seguida a risca. Chamados sucos de Beirute, que vem batizado
com bebida alcoólica.
As realizações e
pesquisas medicam incluíam notáveis progressos de farmacologia (investigação
cientifica de composição, dosagem, essos e efeitos terapêuticos de drogas
simples ou compostas).
Geografia
جغرافية
A grande
expansão territorial e as regiões altamente desenvolvidas, seja de qualquer
ponto de vista. Seja pára demarcação, controle, navegação marítima. Ampliação
dos métodos de transporte tudo isso só foi possível graças a um meticuloso
trabalho de geografia.
A atividade
comercial não era desprezada, como acontecia na Europa da época, pois Maomé era
comerciante antes da revelação islâmica e a doutrina não proibia a atividade
exercita pelos islâmicos.
O
patrimônio geográfico dos povos conquistados foi aproveitado pelos mulçumanos.
Desde a geografia ptolomaica dos gregos helenistas, até instrumentos como o
compasso que usava a agulha imantada para indicar a direção.
A geografia
se aliou a cartografia de navegadores mais conhecidos como Vasco da Gama. Ibn
Battuta (1304 – 1377) e o Historiador Ibn Khaldun se tornaram viajantes e
concretizaram as rotas a partir das cartografias de Vasco da Gama.
A
astrologia entra na geografia e cartografia, com sua capacidade de determinar
as Latitudes e Longitudes, de numerosos espaços no império.
Conhecida pelos árabes desde o século XI, a bussulo guardava
segredos, pois os instrumentos lhes cacilitavam o comercio, em detrimento dos
seus concorrentes. Dessa
maneira, os portugueses se beneficiavam desses instrumentos, e se gabavam de
terem tais técnicas. Os faróis, determinação das horas a bordo, código de
conduta a bordo, isso tudo propiciou o inicio das grandes navegações.
Arquitetura naval
بناء
السفن
Os árabes
transmitiram aos ocidentais numerosos elementos da arquitetura naval,
sobressaindo-se a vela latina e o leme; as técnicas astronômicas, dentre elas a
determinação das condenadas, cartas náuticas também permitiam a navegação no
Atlântico.
Ao
conquistar o oriente próximo, os árabes pouco experientes com o tema,
adquiriram com os libaneses, antigos fenícios, os conhecimentos que lhes
possibilitaram construir sua própria marinha, frotas de comércio e de guerra.
Dando-lhes hegemonia no antigo lago romano, o Mediterraneo. Tal conhecimento em
grande parte veio da cultura persa,
Conclusão
É notável perceber como a expansão árabe da idade média, rendeu para humanidade grandes avanços. Esses avanços. Poesia, artes, sabedoria e relações lingüísticas. Religiosidade e Conhecimento. Essa herança Intelectual trouxe uma notável evolução Intelectual para a Ciência e Tecnologia medieval.
Natureza e
Religião sempre estiveram presentes, os árabes seguiam essa evolução respeitando
a ética ambiental. A Matemática e Astronomia talvez sem essas duas últimas
contribuições orientais, Portugal talvez nunca tivesse atravessado o Atlântico
É uma pena
que céticos prefiram seguir conselhos diversos que demonizam os árabes. Pois dentro
da cultura islã tem primado um profeta que acredito ser um homem porta voz de
Deus. Cada um deve ter liberdade de escolha sobre a concepção de ver as coisas.
: Não há imposição
(coerção) quanto à religião, porque já se destacou a verdade do erro (Islam).
surat al bakara versiculo 256
Professor
Luiz Fernando é uma pena que o assunto de preferência do Senhor, seja dado em
sala de aula. Salvo de pequenas notas “negativas”.sobre o islã. Ainda bem que o
senhor foi bonzinho e não deu um texto tendencioso. Pois se o senhor achar o
mesmo que Tomás de Aquino seria impossível falar com historicidade sobre o
Islam.
Esse percurso foi um estudo muito bom, que me levou por
caminhos, ciências e filosofias distantes.
Concluo
ainda que, a instituição católica foi grande responsável pelo “cabresto
cientifico” empregado durante as eras medievais. Eu, do pouco que conheço nas escrituras da
Biblia (Vulgata ou Não), não vi nenhuma passagem que proíba a aquisição do
conhecimento.
A própria
peste teria sido brevemente resolvida se não fosse a falta de conhecimento. Não
quero transformar os árabes em sábios heróicos. Eu posso me acostumar a ver um
homem que dobra seus joelhos para Deus varias vezes por dia ser perseguido?
Assim como os valdenses eram perseguidos por ler e viver a palavra de Deus. Sou
só mais um apostata que passara em branco pela pomposa matéria “História da
Igreja Medieval Oriental e Ocidental”.(sim assim eu batizo essa cadeira)
Não queremos o Sr Ecumênico mas Laico. Tente falar de outras culturas com senso
histórico e não eclesiástico. Pois estamos na História/Licenciatura e não
ensinarei uma Igreja Católica Linda Leve e Solta para meus alunos.
Já Bernardo
Guy discorda de mim e provavelmente me queimaria na santa fogueira da santa
inquisição. Fato é que o monoteísmo mulçumano é mais forte que o misticismo
católico.
Peço que
desconsidere essas palavras heréticas que deixei aqui para ver se o senhor leu.
E que tenha misericórdia desse “pobre diabo com cara de marginal”, que vos
escreve.
Referencias Bibliográficas
“O milagre árabe”
Samuel Sérgio Salinas, séculos VII-XIII
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